Especial: Ronaldo Fenômeno, um dos maiores jogadores de todos os tempos

14 de Fevereiro de 2011. Dia histórico para o futebol mundial. Encerra a carreira, um dos maiores craque que já vi jogar. Dadado, Menino Ronaldo, Ronaldinho, Ronaldo e Fenômeno. Ronaldo Nazário de Lima. Há poucos que não idolatram, simplesmente por inveja ou rancor, mas milhões estão a seu lado.

Confesso que tive bastante mágoa das suas atitudes, principalmente por não valorizar como deveria, o time que o revelou para o mundo. No Cruzeiro ele fez coisas que nunca mais teria feito em lugar algum.
Seu jeito moleque, suas arrancadas, seus golaços e suas entortadas e tudo isso, apenas com 58 jogos e marcando 56 gols, dentre eles, um gol histórico contra o Bahia na vitória do Cruzeiro de 6 a 0, além daquele inesquecível clássico onde marcou 3 gols contra o Atlético-MG e humilhou o zaqueiro paraguaio Kanapkis, com uma sequência de dribles inesquecível. Depois disso, o zagueiro nunca mais jogou bola.

Reveja momentos da carreira de Ronaldo Fenômeno


Mas está perdoado, Ronaldo. Você contribuiu muito mais alegrias em sua carreira do que tristeza. Tudo bem que você não valorizou o Cruzeiro como deveria. Você é polêmico. Disse que amava o Flamengo e foi jogar no Corinthians. Não vale a pena nem mencionar seu comportamento nada profissional fora de campo. Hipotireodismo? Tudo bem que atrapalhou seu fim de carreira, mas você também contribuiu.

Mas o que fez principalmente para seleção brasileira, pelo Cruzeiro no seu início de carreira, pelo PSV, Barcelona, Real Madrid e Milan valeu muito a pena. Não sinto o Corinthias por achar que você só deu lucro e não futebol, sinto muito.

Ronaldo 3x0 Atlético MG e um dos dribles mais humilhantes de todos os tempos


Mas vou discordar de você uma coisa. Qualquer torcida o idolatraria tanto quanto ou mais do que a torcida do Corinthians devido a tudo que você fez no futebol. Muito fácil para eles baterem palma por um sucesso. Difícil é no início de carreira quando ninguém o conhece. E isso ninguém tira da "China Azul".

Foi lançado para o futebol por Carlos Alberto Silva em 1993, em uma excursão que o Cruzeiro fez em Portugal. Em dois jogos, fez 5 gols, contra o Belenense e o Peñarol. Depois disso, nunca mais saiu, nunca parou de brilhar.

Gol mais bonito feito com a camisa do Cruzeiro, na nossa opinião


Mas, porém, contudo, todavia,... você é o cara, você é fenomenal.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.