Como é Bom Torcer Para a Seleção Brasileira

"O futebol no Brasil é a coisa mais importante das menos importantes", dizia o poeta anônimo.

Vivemos o futebol diariamente, isso é fato, e agora com a Copa do Mundo prestes a iniciar no pais, viveremos o esporte com ainda mais intensidade, literalmente diariamente, e bem na porta de nossas casas. Porém, a torcida pela seleção brasileira não estará presente em 100% dos torcedores brasileiros, por um motivo ou outro, fato que respeito mas abomino.

Claro que tem gente que tem simpatia por outra seleção mundial, ou torce contra a seleção brasileira por um motivo ou outro, mas o apaixonado pelo futebol torcer contra a seleção brasileira é algo que me traz grande desconforto.

A rivalidade entre os times brasileiros é gigante, e não tem fato mais bonito e emocionante quando vemos torcedores cruzeirenses e atleticanos; palmeirenses e corinthianos; flamenguistas e vascaínos... unidos em torno de um só time, deixando toda e mortal rivalidade de lado, se abraçando comemorando um gol da seleção. É algo mágico nos dias de hoje, "inimigos" unidos em pró-único objetivo. 

E muitos desses "inimigos" são irmãos, filhos ou esposas, que diariamente nos deparamos com discussões acaloradas sobre nossos times de futebol, e que como mágica, nos abraçamos nas copas do mundo, em um dos momentos mais esperados pelo amante do esporte. Até quem não dá a mínima para o esporte, se junta com os outros, torcendo, em um sinal que pode ser considerado, de certo modo, patriotismo.

A seleção brasileira é considerada a "Pátria de chuteiras", mas não quer dizer que quem não torce para ela é anti-patriota, deixemos isso bem claro. 


E porque, então, não torcer para a seleção brasileira? Mesmo com os motivos mencionados acima. Mesmo dizendo que a seleção brasileira é, historicamente, a melhor seleção de todos os tempos do futebol. Que tem o maior número de títulos mundiais, que tem, indubitavelmente e historicamente, os melhores jogadores que o futebol já presenciou. Pelé, Garrincha, Tostão, Zico, Romário, Reinaldo, Ronaldo... uma infinidade de gênios da bola. 

Alguns aspectos extra-campos não podem ser usados. Futebol parece que é um aspecto importante político, mas não é. É apenas um esporte. A copa do mundo é apenas um torneio esportivo. A incompetência dos nossos governantes, principalmente a corrupção, é algo que foge das mãos do Felipão, por exemplo, e isso deve ser deixado em separado. 

As atrocidades e corrupção promovidas pela CBS, principalmente pelo "senhor" Ricardo Teixeira, têm que serem condenadas, repudiadas, mas também, são coisas que não aferem ao amor proporcionado pelo futebol.

Ademais, é muita hipocrisia os "anti-seleção brasileira" apontarem alguns desses aspectos para não torcer pela seleção, pois isso ou muito pior do que isso, são testemunhados diariamente e provados em seus telejornais locais, em referência aos próprios times regionais que idolatram diariamente. 

Mas torcer contra a seleção brasileira não é proibido. Pode não gostar de torcer para o Brasil no futebol; pode ter rusga pelo o que os jogadores recebem ou pelo que são pessoalmente; pode ter um motivo ou outro, mas saibam que estará perdendo uma grande chance de estar se harmonizando com seus amigos, parentes, em vários momentos que não podem ser sentidos na maioria dos momentos que a humanidade proporciona. 


"Somos todos um só", slogan clichê adotado pela Rede Globo, nunca foi tão bem empregado para o momento futebolístico. Mas estará livre e desimpedido para andar na contra-mão, fato que, também, não fará diferença. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.